sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Atividade 08

Partindo de um anúncio propor a alteração do texto. Se o texto for racional refazer o texto usando apelo emocional e se for emocional refaze-lo com aplelo racional.
Publicar no blog.

Atividade 07

Partindo de um anúncio e de sua imagem desenvolver dois textos que mantem o mesmo argumento mas que tenham exploradas as linguagens falada e escrita. Informações sobre os tipos de linguagens no texto abaixo.
Publicar no blog.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A LÍNGUA FALADA E A LÍNGUA ESCRITA

Há uma diferença significativa entre a língua falada e a língua escrita, além de existirem diferenças ainda em cada uma delas ocasionadas pela situação em que são usadas. Ao conversar com alguém sobre algo, alguns fatos da língua falada ficam bem nítidos como o uso de pronomes – eu, vocês, isto, aquilo – ou de advérbios – aqui, agora, lá, já. Essas palavras permitem reconhecer de quem se está falando sem nomear explicitamente os envolvidos no fato narrado. Quem não estiver participando da conversa não conseguirá entender sobre quem é o assunto, nem onde ou quando se passou. Já na linguagem escrita a mensagem requer formas de referência mais precisas com indicação de datas, descrição de lugares e objetos e identificação dos personagens envolvidos. A elaboração de um texto escrito não pressupõe que quem escreve e quem lê partilhem o mesmo lugar e o mesmo tempo e mesmo assim a mensagem deve ser lida e compreendida.
A língua falada é concretizada pela emissão de sons, os fonemas, enquanto a língua escrita utiliza as letras para existir, e fonemas e letras nem sempre são correspondentes. Alguns exemplos: letra x nas palavras exame, xadrez e sintaxe tem fonemas diferentes para cada uma delas; o ch na palavra chave tem apenas um fonema; na palavra homem a letra h não representa nenhum fonema.
O código oral conta com a entonação da fala para auxiliar a compreensão do significado de uma palavra, enquanto o código escrito fica limitado ao uso de pontuação para representar as expressões.
A língua falada utiliza exclamações e onomatopéias e produz frases muitas vezes inacabadas ou com rupturas de construção, o que não ocorre na língua escrita, que tem frases mais logicamente construídas, evitando repetição de termos, o que é bastante comum durante a fala. Muitas gírias e expressões são características da língua falada.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Atividade 05 e 06

Atividade 5

Analisar os textos dos anúncios encontrados como exemplos de ancoragem e ligação. Publicar no blog.


Atividade 06

Encontrar exemplos de anúncios com os seguintes apelos:
- racional inovador
- racional clichê
- emocional inovador
- emocional clichê

Publicar no blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Trabalho 1 - Meia Amazônia Não




http://www.meiamazonianao.org.br/
Fazer download da marca no site

Pedido: criar em duplas ou trios um anúncio para revista divulgando a campanha e chamando os cidadãos brasileiros a protestarem. O anúncio tem que ter texto e pode ter imagem. Junto com o anúncio impresso deve ser entregue a defesa da estratégia criatica e do texto criado e ainda a definição com desefa da revista na qual seria veiculado o anúncio.

primeira entrega do trabalho para orientação dia 27 de agosto - quarta. Pode ser arquivo digital.

entrega final IMPRESSA no dia 29 de agosto - sexta.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Atividade 03 e 04

Relação texto X imagem:
- função de ancoragem - a imagem traz várias possibilidades de interpretação e o texto estabelece qual o significado a ser percebido, fazendo com que todos os que virem o anúncio o entendam da mesma maneira.
Exs.:


- função de ligação - imagem e texto são fragmentos de uma compreensão mais ampla e o texto traz sentidos que não se encontram na imagem. A idéia avança para além do que está sendo mostrado e dito.

Atividade 03 - Encontrar um exemplo de cada tipo de relação - ancoragem e ligação e publicar no blog.

Atividade 04 - Para cada uma das imagens dos exemplos encontrados desenvolver um texto que tenha a relação contrária, ou seja, para a imagem do anúncio exemplo de ligação criar um texto de ancoragem. O cliente não precisa ser o mesmo do anúncio original. Publicar no blog as frases criadas. Não precisa montar o layout dos anúncios com os textos criados.